quarta-feira, 29 de junho de 2011

Qualidade da informação X Urgência da Informação

Na manhã desta terça-feira (28), diversos sites noticiavam a morte do humorista e repórter do programa "Balanço Geral", da TV Record, Amin Khader, inclusive a própria TV Record em seu programa matinal "Hoje em Dia".
Na manhã desta terça-feira (28), o Brasil acabava de ser enganado pela mídia, por uma informação sem valor, uma informação falsa, uma informação sem qualidade nem garantias.
Esta informação surgiu pela rede social "Twitter" e se espalhou numa velocidade o qual não houve tempo de constatar sua veracidade, causando o maior estrago na credibilidade da emissora TV Record e outras fontes de notícias.
Redes Sociais, blogs entre outras ferramentas ajudam no trabalho da imprensa no dia dia por sua velocidade de comunicação e até mesmo por ultrapassar fronteiras as quais em alguns casos sofrem militarização, mas são como uma faca de dois gumes, elas podem servir tanto para o bem quanto para o mal, por este motivo devemos ter cuidado em usar estas ferramentas como comunicação. Elas não trazem com veracidade e qualidade a informação, apenas a urgência da publicação.
Informações devem ser muito bem tratadas antes de levar ao público, eu mesmo antes de publicar este artigo, não tive urgência em publicar, fiz com calma, trabalhando bem as palavras e o conteúdo, sem equívocos e falsa informação.

Observação e comentário: A Tv Record fez uma retratação quando soube que a informação era falsa da morte do humorista e repórter Amin Khader, contudo este erro foi até válido, mostrou para todos nós brasileiros como existem pessoas inúteis perambulando madrugadas nas redes sociais sem ter o que escrever.

Segue Vídeos da notícias e retratação:



Nenhum comentário :