sábado, 28 de maio de 2011

Games para Saúde

A tecnologia não tem limites, outro dia estava em um cliente o qual é médico e gosta muito de trazer o que existe de novo de tecnologia para favorecer seus pacientes. Ele me pediu uma opinião sobre games para uso terapêutico em idosos, não é muito minha área, mas como tenho um Xbox em casa com kinect, disse a ele que para mim e minha familia foi uma aquisição e tanta, pois exercito movimentos os quais antes não exercia, da intenção que eu acabo de sair da academia, ou seja, academia não vou mais.
Diante deste comentário, o Doutor me pediu se eu poderia me aprofundar mais e trazer alguns exemplos mais voltados para terapia para idosos, no mesmo momento comentei que tenho um amigo o qual é fisioterapeuta. Dr. Fernando Vanderlinde, autor do livro "Video Games na Saúde e Reabilitação", e apresento hoje aqui no Século TI.
Video Games na Saúde e Reabilitação
O que torna um vídeo game apaixonante no âmbito terapêutico é o simples poder de ver pessoas que não tinham mais alegria em ir à reabilitação passarem a sorrir ao praticar um jogo digital. Esta obra é o primeiro passo para quem deseja saber como surgiu a terapia digital e ter uma ideia de como podem ser importantes na área da fisioterapia, trazendo conceitos básicos como: nomenclaturas, controles, visão dos praticantes e alguns jogos encontrados no mercado. "É como se eu estivesse caminhando novamente!” “Ouvir relatos como este por parte de um cadeirante, pela excitação e alegria de conseguir executar um movimento simples com o auxílio de uma atividade que proporciona diversão é muito gratificante.”  

Nenhum comentário :