sexta-feira, 28 de março de 2008

Wireless - Segurança doméstica.

A tecnologia wireless (sem fios) permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade do uso de cabos - seja ele telefônico, coaxial ou ótico - por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Wireless)

Esta tecnologia tem crescido muito em empresas e principalmente domicílios. Uma vantagem para eliminar aquele cabo azul que passava no rodapé da parede.
A preocupação agora é sobre a segurança destes dados que vagam pelo ar. Será realmente seguro? Bom, em pesquisas que fiz em alguns websites, mostra que apenas 19% dos usuários tem conexões Wi-Fi em casa (pesquisa do Pew Internet & American Life Project - EUA). Aqui no Brasil não se tem uma pesquisa sobre wi-fi ainda, mas acredito que seja meio semelhante, pois no ano de 2007, eu que trabalho com instalações wi-fi, percebi um crescimento de 10% nas vendas e instalações referente ao ano anterior. Quanto a segurança, todas as vendas que fiz, habilitei segurança criptografada WPA e WPA2, e em empresas além das criptografias, também ativei filtro de macaddress para dar mais segurança.

Criptorafia é uma técnica usada para embaralhar a informação de modo que fique ilegivel para um receptor não altorizado tetar ler.
WPA e WPA2 são Tecnologias de criptografia mais elaboradas.
Filtro Macaddress é uma regra utilizado em firewalls para determinar quais os edereços de placas de rede poderão ou não trafegar na rede.


Segurança é sempre bom, e tranquiliza os usuários quando orientados a utilizar este serviço, pois sabemos muitos crimes de rede e internet são cometidos no dia a dia. Imagine você conectado em uma rede sem fio não segura, achando que está roubando a internet do pato do vizinho e de repente vem o aviso do seu anti-virus " Seus sistema está infectado pelo win32.trojan" , ou seja, você pegou um virus que estava no computar do vizinho, seu anti-virus gratuito não conseguiu impedi-lo de entrar em seu sistema e agora roubou varias informações até de cartão de crédito que você deixou nos cookies do navegador de internet. É você está ferrado.

Isto que acontece, e pode ser até ao contrario, caso você que tenha um roteador wireless sem criptografia. Tudo bem! você tem um anti-virus bom, mas vai que você tem seus arquivos compartilhado na rede, e seu vizinho que está adorando roubar sua internet descriptografada, resolveu olhar fotos que estão no arquivo compartilhado, você e sua mulher em fotos nuas. É vai ser constrangedor. Então se previna e habilite a segurança em sua rede wireless e utilize um bom firewall se for entrar em uma rede descriptografada.

A publicação deste artigo não é em vão, apesar de não ter encontrado notícias documentadas na internet sobre segurança em redes wireless, onde teria uma pesquisa de quantas pessoas utilizam rede wireless não seguras, eu estou fazendo uma estimativa. Em viagens pelo estado de Santa Catarina, observei que em varias cidades que estive liguei meu notebook e localizei varias redes wireless descriptografadas, até mesmo em casa localizei a rede do vizinho sem criptografia. Eu tenho wireless em casa mas com todo o nivel de segurança que meu aparelho me proporcionou.

Para aqueles que ficaram alertas com a notícia vai ai um site que poderá auxiliar na configuração de criptografia. http://www.clubedohardware.com.br/artigos/963

Nenhum comentário :