terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Mobile World Congress - Design ou custo?

Por: Fernando Paiva
TELETIME News



Em uma feira do porte da Mobile World Congress, realizada em Barcelona, a cada corredor o visitante se depara com promessas de novos "killer applications" para o mundo da telefonia celular. Nesta segunda-feira, 11, primeiro dia da edição de 2008 da feira, duas dessas promessas chamam a atenção: uns óculos que ampliam a tela do celular e o "telefone do povo", que será vendido na Índia por menos de US$ 20.Os óculos em questão são o "iWear", produzidos pela americana Vuzix e vendidos por US$ 199. Podem ser plugados em qualquer aparelho com saída de vídeo, inclusive celulares. Quem os veste tem a sensação de estar olhando para uma tela de 62 polegadas. Além disso, o aparelho é capaz de exibir imagens em 3D e vem com headphones e um microfone embutidos. Como se não bastasse, o "iWear" é capaz de realizar "head-tracking". Ou seja: é capaz de reconhecer a posição da cabeça de seu usuário e enviar essa informação ao celular. Isso possibilita uma ampla gama de novas aplicações. Por exemplo: em um jogo, a imagem que é exibida nos óculos pode mudar conforme o usuário vira a cabeça para um lado ou para o outro. A versão atual dos óculos usa tecnologia VGA, mas já está sendo desenvolvida uma versão para vídeos de alta definição, afirmou o CEO da Vuzix, Paul Travers. A empresa é uma das indicadas ao Global Mobile Awards, premiação anual realizada durante o evento.
"People´s Phone"
O telefone do povo, ou "people´s phone", por sua vez, foi criado pela fabricante indiana Spice e será lançado em abril naquele país. Trata-se de um pequeno telefone GSM sem visor. "Há 3 bilhões de celulares no mundo, mas há 6 bilhões de habitantes. Para metade da população mundial que hoje não tem celular, agora haverá o "people´s phone", disse o chairman da Spice, Bhupendra Modi, durante a coletiva de lançamento. Resta saber se a população vai gostar do design do aparelho, que não é dos mais atraentes. Outros fabricantes já fizeram tentativas similares e não obtiveram sucesso exatamente porque subestimaram a exigência do mercado low-end por um mínimo de qualidade no design. Uma curiosidade: para compensar a falta de um visor, o "people´s phone" "fala" cada número que for digitado. Outra novidade apresentada pela Spice na feira foi o "movie phone", um celular com entrada para uma espécie de mini-DVD, num formato desenvolvido pela americana Vmedia, em parceria com a Panasonic. O lançamento acontecerá em junho na Índia, junto com 40 títulos de filmes que serão vendidos no formato de mini-DVD. A bateria do movie phone agüenta a exibição de filmes por 3,5 horas. O preço do aparelho ainda não foi definido.



Por: Cauê Kuhn



Se deixar o "Lula" ver este celular do povo, com certeza ele irá criar o "bolsa celular". Agora me diz, quem compraria um celular sem visor? Ta certo que na Índia o poder aquisitivo é muito baixo, mas não seria melhor a Índia comprar todos os telefones móveis do mundo já usados, reforma-los e vender para o seu povo? Ta aí uma questão para Gestores desenvolverem um estudo que indique os custos de uma reforma ou criar um novo celular.



Já os celulares com mini-dvd e com óculos que aumente a tela, são idéias inovadoras, mas acredito eu que não é isto o que os consumidores (usuários) estão precisando.

O mais certo é, Design com menos custos e mais qualidade por parte da telefonia.

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