sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Hyper-threading aprimorado e como habilitar sigle processor mode.

Esta semana um cliente da empresa onde trabalho apareceu com um computador novo, utilizando o processador Intel Duo Core, até aí tudo bem. Quando ele ligou o computador e mostrou o software para cameras de monitoramento, uma mensagem do programa apareceu: "Para o funcionamento deste software é necessário desativar o Hyper threading do processador". Desde que conheci a tecnologia Hyper threading, nunca encontrei um software de precisa-se desabilitar esta tecnologia.

Entendendo o que é Hyper threading:

Hyper-Threading ou hiperprocessamento é uma tecnologia usada em processadores que o faz simular dois processadores tornando o sistema mais rápido quando se usa vários programas ao mesmo tempo.

Visto como funciona a tecnologia fui em busca dos processadores que utilizam esta tecnologia, pois acreditava que toda linha a partir do intel pentium 4 HT, todos os novos processadores já vinham com a tecnologia. Estava enganado, somente o pentium 4 HT tem esta tecnologia. Então por que o programa não funcionava e a mensagem continuava a aparecer já que era um processador Duo Core?
Minha resposta veio em outra pesquisa realizada:

Core Duo é uma nova nomenclatura dada aos processadores de nova geração da intel substituindo os HT que fazem o mesmo trabalho

Notem que o fim da frase diz: "Fazem o mesmo trabalho"
Isto quer dizer que a linha dova da intel que são os "Cores" já vem com a tecnologia HT de forma aprimorada. Em vez do processador único ter apenas um único núcleo e virtualizar outro para melhorar a agilidade, ele economiza memória cache e já é dividido em 2 núcleos fisicamente.

Até aí tudo bem, mas para o funcionamento do programa, é necessário desabilitar a tecnologia HT, como fazer se a tecnologia mudou de nomeclatura e funciona fisicamente?

A intel parece ter pensado neste tipo de problema, e então desenvolveu um meio de juntar os dois núcleos virtualmente. Em motherboard recentes a opção "SW Single Processor Mode" na setup da Bios aparece opção para desabilitar e habilitar. Por padrão ela vem desabilitada. Então no caso do software de monitoramento de camera utilizado, foi necessário habilitar esta opção, deixando o processador de 2 núcleos físicos, virtualmente em um único núcleo.

Caso seja feito um teste, utilizando windows xp ou superior, vá no gerenciador de tarefas do windows e na aba desempenho onde mostra o histórico de uso da CPU, o histórico da cpu estará dividino em dois (dois núcleos), no momento em que a opção na setup for trocada para habilitada, o histórico da cpu mostrara apenas um (um núcleo).

No momento não tenho fotos para mostar, mas em foruns pesquisando um pouco sobre Hyper-Threading, é fácil de encontrar fotos onde é desabilitado a opção HT e no gerenciamento mostrando apenas a imagem de um núcleo.

Eu resolvi o meu problema e minhas duvidas sobre HT, Core Duo , Core 2 Duo a superiores, espero ajudar.

Um comentário :

Nathan disse...

Achei bem interessante.