domingo, 6 de janeiro de 2008

Como anda sua reputação na internet?

Desde o dia que fiz minha primeira conexão com a internet (1998), acredito eu que já fiz uma busca do meu nome mais de 1000 vezes. Antigamente era o Cade, o site de busca mais utilizado, hoje sabemos que o mundo dominador é o Google. Tenho que adminitir, nem um outro site de busca é tão preciso quanto o Google.

Hábito constantes dos internautas hoje, e utilizar sites de busca para saber qual a própria reputação na web. Como comentei, eu geralmente faço uma busca do meu nome na internet na curiosidade de saber a qual ponto estou no rank dos mais procurados. Opa... eu disse procurados? Não estou falando de lista de procurados da polícia, e sim do que meu nome faz em determinados sítios.
Imagine um caça-talentos virtual te chamando para trabalhar para uma "Microsoft" da vida? Isto seria comum no futuro. Acredito logo seja um recurso utiliazado pelas empresas, na hora de uma contratação de funcionário, ou até mesmo para saber qual o comportamento de determinado funcionário no mundo virtual.
Meu nome já aparece muitas vezes na lista do Google, exemplo este próprio blogger até mesmo minha classificação do vestibular de 2001.

Para se ter uma idéia de como isto é frequente, uma pesquisa do instituto Pew, chamada Administração da Identidade Online e Busca na Era da Transparência, mostrou que 47% dos internautas já buscaram informações a respeito de si próprios na web. Cinco anos atrás, eram apenas 22%. Os dados são baseados nos hábitos dos internautas americanos.

Quanto mais jovem, com mais escolaridade e renda mais alta, mais o internauta procura acompanhar o que se diz a seu respeito na web. Homens e mulheres agem da mesma forma – não há diferença de compartamento por sexo nesse caso.

Seu nome na internet será seu Currículo no futuro, então utilize cada vez mais a internet para cultura , estudos e e-comerce. A dica é publicações pessoais com conteúdo didático ou compartilhamento de desenvolvimentos profissionais.

Nenhum comentário :