sábado, 12 de junho de 2010

Mercado de Televisores (3D, Conversor Digital, Ginga, DLNA, LCD, Plasma, Led, etc.)

Chegou a copa, milhares de televisores vendidos. Fica a pergunta, você está satisfeito com ele? Muitos consumidores dizem que sim, outros apenas alegaram que com a queda nos preços puderam trocar seu televisor de 14" por um bem maior.
No mercado existem uma infinidade de modelos de televisores, preços realmente baixos, facilidades para comprar, pressão da mídia, ou seja, tudo, mas tudo mesmo que faça você comprar um televisor novo sem que você entenda qual o real custo /benefício. 
Hoje se você ainda não comprou um, então fique por dentro das dicas que iremos passar a vocês. Para começar, um guia com uma série de perguntas, desta forma você chegará a conclusão de qual configuração melhor irá atender sua necessidade e com isto você verá que nem tudo você precisa ter em um televisor, mas também precisa ter qualidade.

1- Qual a distância entre o televisor e as pessoas?
2- Este local onde irá ficar o televisor tem pouca ou baixa iluminação externa?
3- Quantos aparelhos com saídas HDMI você possui?
4- Você tem aparelho de Home Theater com entrada de áudio óptica ?
5- Sua cidade já possui transmissão digital ou você possui TV por assinatura em Alta definição?
6- Baixa filmes pela internet e gosta de assisti-los na TV?

Agora siga a orientação:

1- Dependendo da distância entre as pessoas e o televisor o tamanho do televisor é fundamental, assim você terá um conforto melhor a visualização das imagens. Exemplo: Sua família se senta, na sala, a uma distância de 1,8 metros da tela, o que equivale a 180 cm. Assim, se você vai comprar uma TV em alta definição, a medida da altura do aparelho deve ficar em algo em torno de 45 a 60 cm (180 dividido por 3 ou por 4).
Uma TV LCD de 40 polegadas, por exemplo, pode variar em torno de 60 a 68 cm na medida de sua altura. Por isso que se diz que não há uma correspondência fixa entre a altura em centímetros e a diagonal em polegadas. Lembre também que televisores com bordas menores da a impressão de um televisor é maior.

2- A iluminação externa é importante, pois irá definir se é ideal um televisor de plasma ou lcd/led, isto porque os televisores lcd/led tem imagens mais claras, permitindo assim que se houver iluminação externa direta para o televisor, é possível continuar a ver as imagens no televisor. (obs: iluminação externa é a luz proveniente do sol).
Já os televisores plasma, já não tem as imagens tão claras, dificultando a visualização das imagens caso a iluminação externa for direta para o televisor. Lembrando que a qualidade de imagem de um televisor plasma é muito melhor que um lcd/led, pois além de funcionar em freqüência a partir de 120 hz ela reproduz o preto perfeito nas imagens gravadas no escuro.

3- Geralmente os televisores plasma lcd/led estão vindo com no mínimo 3 entradas HDMI, 2 atrás do aparelho e 1 frontal, então é importante saber quantos equipamentos de vídeo você possui com esta tecnologia e comprar um televisor que tenha a quantidade certa de entradas HDMI, desta forma você não irá precisar ficar desconectando um aparelho para conectar o outro quando precisar.

4- Home Theater com entra óptica é fundamental se você quer desfrutar da melhor qualidade de som possível, por isto é importante que seu televisor também tenha esta tecnologia. Além disto é interessante porque diminui a quantidade de cabos ligados entre os aparelhos.

5- Sinal digital de alta definição é a qualidade de imagem que será transmitida para o televisor, desta forma você irá notar significativamente uma melhora enorme na qualidade de imagem. "O jogo de futebol fica melhor e mais nítido que estar no próprio estádio." Então é importante saber se: Sua cidade já possui alguma repetidora que transmita sinal digital em alta definição, ou se em sua cidade a operadora de tv por assinatura transmite sinal digital em alta definição. Logicamente que sinal digital em alta definição transmitida por uma tv por assinatura tem um custo muito elevado, então se você é destes que não quer pagar mais caro por isto a solução é comprar um televisor com conversor digital integrado assim captar o sinal digital em alta definição da repetidora que possui esta transmissão em sua cidade. Caso ainda sua cidade não possuir uma repetidora que possui esta tecnologia, minha recomendação é não comprar um televisor novo, porque a imagem analógica em um televisor de alta definição Widescreen é péssima.

6- Agora, você é daqueles que adora baixar videos da internet, salva em cd ou plugar o computador na tv para assisti-los, existe solução mais facil para isto. A mais barata é comprar um televisor que tenha a tecnologia de leitura de videos através da porta USB, assim você poderá baixar os filmes da internet, salva-los em um pendrive ou HD externo e assisti-los na TV. A outra solução mais cara é o caso de comprar o novos modelos de televisores que estão vindo com a tecnologia DLNA, que possibilita a utilização da rede wireless da sua casa ou escritório se conectar entre seu computador e o televisor de forma sem fios.

Ai está o guia, acredito que com ele, você saberá escolher o televisor custo/benefício para você. Lembrando que não está incluído no guia, a possibilidade de escolha de um televisor com tecnologia 3D, isto fica a critério de cada um, pois minha opinião quanto a esta tecnologia é muito contra, para começar ainda não se tem um padrão de desenvolvimento, cada fabricante está fazendo da maneira que bem entender e isto é muito ruim para o consumidor. Outro detalhe é a utilização de óculos, imagine você chamar seus amigos para assistir uma partida de futebol e apenas você ter a possibilidade de assistir em 3D, pois só você possui o óculos. Se mesmo assim você acredita que não há problemas, então nem vou entrar em detalhes sobre o que o manual destes televisores com tecnologia 3D alertam sobre a exposição por muito tempo das imagens 3D.

Bom, seria isto.
Boas compras e desculpe se demorei caso você já tenha comprou o televisor errado.

Nenhum comentário :