sexta-feira, 16 de maio de 2008

Virtualização e remoção de partições sem perder dados

No momento houve-se falar muito em virtualização, muitos dizem que é o retorno ao passado, ou seja, aqueles que lembram o sistema mainframe (Um mainframe é um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações. Os mainframes são capazes de oferecer serviços de processamento a milhares de usuários através de milhares de terminais conectados diretamente ou através de uma rede. (O termo mainframe se refere ao gabinete principal que alojava a unidade central de processamento nos primeiros computadores. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mainframe) acham que virtualização é a mesma coisa.

Mas o que seria Virtualização?Na ciência da computação, máquina virtual é o nome dado a uma máquina, implementada através de software, que executa programas como um computador real.Uma máquina virtual (Virtual Machine – VM) pode ser definida como “uma duplicata eficiente e isolada de uma máquina real”. A IBM define uma máquina virtual como uma cópia isolada de um sistema físico, e esta cópia está totalmente protegida. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_virtual)

Lógicamente que alguns mais entendidos no assunto já entenderam, outros ainda não, vou dar um exemplo, deste modo será entendido que mainframe e virtualização são diferentes, apesar de ter um mesmo sentido (uma máquina centralizada).

Em meu computador eu tenho que ter 3 sistemas operacionais diferentes, no mínimo para trabalhar em casa, um sistema linux e dois windows (1 winxp e 1 winvista). Então particionei meu hd em várias partes: X Gb para linux que se divide em 3 partes, X Gb para windows xp, X Gb para windows Vista e X Gb para arquivos. Deste modo ao ligar o computador eu tinha a opção de escolher qual dos sistemas operacionais eu iria trabalhar, mas imagine quando por exemplo, trabalhando no windows e então o telefone tocava e era um cliente perguntando uma dúvida para linux, eu tinha que pedir para ele aguardar para eu poder reiniciar o computador e então entrar no linux ou ao contrario logicamente. Vejam, não é trabalhozo e irritante?

Resultado: Pesquisando na internet e aprendendo mais sobre virtualização, descobri que é muito mais viavel e prático trabalhar com virtualização, pois o que eu tenho hoje, é um computador com no máximo 2 partições uma para o sistema operacional principal e outra para arquivos, no sistema operacional principal tenho um software instalado que ao executar ele posso escolher qual dos sistemas operacionais poderei usar simultanemente com o sistema operacinal principal, desta forma, ficou muito mais rápido o atendimento e prático, também facilitou em outras aplicações que antes acabava deixando para testar só quando reiniciava o computador, hoje já faço no mesmo tempo fora a opção de poder instalar mais outros sistemas operacionais dentro deste software.

As versões apresentadas são para workstation, sendo que existem varios outros modos como para servidores etc... consulte o site do desenvolvedor antes de usar. Detalhe: todos tem versões de teste por 30 dias.

Onde poderá também ser aplicado a virtualização?
As empresas estão utilizando Virtualização em Servidores de grande porte para usar o máximo da maquina antes dividido em várias maquinas e principalmente para economizar energia, tendo em vista que 6 servidores consomem 6 vezes mais energia do que um servidor de grande porte.


Remover Partições sem perder os arquivos
A pergunta é: Como eu fiz para remover as partições dos meus sistemas operacionais sem perder os arquivos?

Primeiro: Eu fiz um estudo de como eu queria fazer, ou seja, queria apenas 2 partições das 6 partições que eu tinha.
Para fazer isto eu precisava decidir o que iria ficar e o que iria sair então depois juntar com as que iriam ficar. ????????????????? ok viajou no assunto, tudo bem vou explicar tudo.

Como eu queria ficar com o windows vista instalado no meu computador, pois na america latina o mais usado sistema operacional é windows, não tive escolha ele ficou junto com a partição onde estava instalado, e a outra partição era os meus arquivos, esta de jeito nenhum poderia desaparecer.

Segundo: Com o cd de boot do windows 98, inicializei o cd do win98 no computador para remover o sistema de boot do grub (gerenciador de boot linux) , ou seja, era o grub quem me dava as opções de escolha para linux ou windows. Mas por que win98? Eu poderia ter entrado no linux e removido na mão, achei mais facil com o win98, o boot do win98 tem a opção de entrar direto na tela do Msdos, e lá dentro digitei a:\fdisk /MBR

Explicação do fdisk /MBR: O utilitário do MS-DOS, Fdisk, normalmente atualiza o registro mestre de inicialização (MBR), apenas se não o mesmo não existir. Realizar a repartição com o Fdisk não regrava essas informações. O Fdisk possui um parâmetro não documentado chamado /mbr que faz com que ele grave o registro mestre de inicialização no disco rígido sem alterar as informações da tabela de partição. AVISO: Gravar o registro mestre de partição no disco rígido dessa maneira pode inutilizar determinados discos rígidos particionados com SpeedStor. Também pode causar problemas para alguns programas e discos de inicialização dupla com mais de quatro partições. (fonte: http://support.microsoft.com/kb/69013/pt-br)

Tercero: Como o aviso diz, eu posso perder o boot de outros sitemas operacionais, e foi isto que aconteceu, para resolver foi moleza, peguei o cd do windows vista e fiz o boot (inicializei com o cd), ao inicializar tem a opção de restauração que por sua vez tem a opção de restaurar o boot de inicialização. Restaurado, Uala... Windows vista sendo carregado normalmente.

Quarto: Remontar as partições sem perder os dados neles contidos, ou melhor apenas manter os dados da partição do windows vista e da partição de arquivos. Para fazer isto utilizei uma ferramenta ótima e que permite 30 dias de teste. Acronis Disk Director Suite, ele funciona semelhante ao Partition Magic com dois diferenciais, o Acronis funciona no windows vista e mantem os dados.

Explicação no Acronis Disk Director Suite: é um software para partição de discos que permite ajustes manuais ou automáticos, cópias e mudanças sem perder dados. Ele reconhece a estrutura do disco e maximiza o uso de espaço. Se você utiliza o computador para diversos usos ou deseja instalar um novo sistema operacional, é muito mais seguro e conveniente separá-lo dos seus aplicativos, entretenimento e outros dados. Ele também recupera partições perdidas ou deletadas. (Fonte: Help do Acronis Disk Director Suite)

Quinto: Após o remanejamento das partições, o Acronis pede para que o computador seja reinicializado para que as operações entrem em vigor, então o micro é reinicializado, quando inicializa o windows o acronis entra em funcionamento e começa o precesso de remontagem automatizada, ele só vai reiniciar mais uma vez e Uala.... seu sistema está prontinho para ser usado, eu fiquei então com minhas 2 partições extendidas sem perder nenhum dos dados.

Sexto: Instalei o software de virtualização e os respectivos sistemas operacionais antes divididos em partições agora dentro do software de virtualização. Utilizondo windows vista e linux ao mesmo tempo.

Se ainda hover dúvidas de como fazer, uma pesquisa rápida com todas as informações contidas no texto ajudará você a fazer sua virtualização e remoção de partição sem dificuldades.
















Nenhum comentário :