sábado, 24 de maio de 2008

Surface agora com McOS

Trago a todos uma notícias fresquinha para quem gosta de malhar o pau na Microsoft. Sei que é anti-ético falar nestes termos, mas amigos Microsoft, vamos trabalhar com open Source que é o futuro.

Então vamos para a notícia. Alguns dias atás em feira de ciências ocorrida em Utah, Estados Unidos, um adolescente mostrou uma mesa multitoque rodando o sistema operacional Mac OSX.

O produto não é da Apple, mas prova que é possível usar tecnologia da empresa para esse fim. O estudante Bridger Maxwell, de apenas 17 anos, é o autor da façanha.


A mesa não passa de um projeto de ciências, mas chamou a atenção de muita gente.De acordo com o site TG Daily, a mesa possui tecnologia similar à utilizada para o funcionamento da Surface. É formada por 28 LEDs comprados no site eBay, uma peça de acrílico de US$ 30, um tela LCD, uma câmera de infravermelho e um Mac. Tudo montado por Maxwell, desde a parte física até o desenvolvimento do software. Todo o código gerado para o projeto é aberto e está disponível aos interessados.A mesa ainda não possui todas as funcionalidades da mesa da Microsoft. Por enquanto, apenas navega por um arquivo de histórias em quadrinhos, mas já reconhece todos os gestos multitoque. A mesa acessa a base de dados do XKCD comics, gibis sob a licença Creative Commons. Segundo o site Engadget, a mesa também faz uso do Core Animation, presente no sistema Mac OS X. O Core Animation é um arquivo de códigos que permite aos programadores criar animações complexas configurando keyframes, enquanto o arquivo faz o trabalho pesado, calculando os movimentos e animações dos objetos.


O grande sucesso da Microsoft agora pode ser montado em casa, usando tecnologia barata e códigos open source, todo mundo poderá montar sua mesa em casa. Imagine você montando um CyberCafé e ao invés de computadores em cabines, você instala uma tecnologia igual ao Surface em todas as mesas do café, seria um diferencial e tanto para os milhares de cyberCafé existentes e bem interativo.





Nenhum comentário :