quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

O que é informação?

Informação segundo Dicionário Aurelio versão 3.0

[Do lat. informatione.]S. f. 1. Ato ou efeito de informar(-se); informe. 2. Dados [ v. dado2 (8) ] acerca de alguém ou de algo: 2 2 3. Conhecimento, participação: 2 4. Comunicação ou notícia trazida ao conhecimento de uma pessoa ou do público: 2 5. Instrução, direção: 2 6. Adm. Parecer dado em processo, nas repartições públicas. 7. Jur. Fase inicial do processo de falência, na qual se apuram o ativo e o passivo. [Cf. liquidação (5).] 8. Bras. Mil. Conhecimento amplo e bem fundamentado, resultante da análise e combinação de vários informes [ v. informe1 (2) ] ; informações. 9. Inform. Coleção de fatos ou de outros dados fornecidos à máquina, a fim de se objetivar um processamento. 10. Segundo a teoria da informação (q. v.), medida da redução da incerteza, sobre um determinado estado de coisas, por intermédio de uma mensagem.

[Neste sentido, informação não deve ser confundida com significado e apresenta-se como função direta do grau de originalidade, imprevisibilidade ou valor-surpresa da mensagem, sendo quantificada em bits de informação. ]

11. Bras. Denúncia da existência de diamantes ou de outras quaisquer pedras preciosas, pelos seus satélites, chamados, quanto à forma e constituição, pingo-d'água, bosta-de-barata, ferrajão, etc.

[Cf. enformação. ]

Segundo o site wikipedia

Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente um acréscimo ao conhecimento da pessoa que a recebe.
Informação enquanto conceito, carrega uma diversidade de significados, do uso cotidiano ao técnico. Genericamente, o conceito de informação está intimamente ligado às noções de restrição, comunicação, controle, dados, forma, instrução, conhecimento, significado, estímulo, padrão, percepção e representação de conhecimento.
É comum nos dias de hoje ouvir-se falar sobre a Era da Informação, o advento da "Era do Conhecimento" ou sociedade do conhecimento. Como a sociedade da informação, a tecnologia da informação, a ciência da informação e a ciência da computação em informática são assuntos e ciências recorrentes na atualidade, a palavra "informação" é freqüentemente utilizada sem muita consideração pelos vários significados que adquiriu ao longo do tempo.

Como eu vejo "explico" informação.

Você que está lendo este artigo, está coletando uma série de dados que manipulandos em seus pensamentos, o resultado disto é uma informação. Tudo bem, se você ainda não entendeu vamos ao exemplo:



Nesta imagem coletamos uma série de dados, desde a visualização da imagem até a mensagem escrita. Isto tudo é coletado e processado pelo seu cérebro resultando em uma informação. Mesmo por mais vulgar que seja até mais culta, a informação sempre chega até você. O que ultimamente ocorre com a informação é um ruído. Quer dizer que a informação que você concluiu está errada ou você a recebeu errada. Uma brincadeira legal e muito antiga de se fazer em relação a informação é o "Telefone sem fio", onde você passa uma informação para uma pessoa e pede para ela repassar para outra, então a informação vai tomando rumo até voltar em você, geralmente diferente da informação que você encaminhou, as vezes totalmente diferente do entendimento que era, e as vezes segue o mesmo raciocinio só contada diferente..
Ok. Mas a final, qual a relação com a Tecnologia?
Toda. O conhecimento que você adquirir com informações, fomenta idéias para o desenvolvimento e processamento de novas tecnologias, e também na utilização da tecnologia de maneria correta e necessária. Hoje a falta de boa informação na área da informática por exemplo, faz com que pessoas comprem equipamentos desnecessários, e no futuro estes equipamentos geram lixo e desperdício.

Isto é informação
Próximo artigo - Controlar video Games com as mãos já não é divertido, e sim com a mente.

Nenhum comentário :